IES DIONISIO GAMALLO (RIBADEU)
https://pgl.gal/burela-celebra-o-1o-dia-da-literatura-cabo-verdiana/
https://xornaldamariña.gal/cultura/101899-vanesa-vila-verde-o-chiquinho-pode-ser-calquera-neno-galego-ainda-que-a-accion-estea-en-cabo-verde/
IES DO BARRAL (PONTEAREAS)
O IES do Barral participa na homenagem internacional de
CHIQUINHO
Em 2023 comemoram-se 75 anos da publicação de Chiquinho,
romance fundacional da literatura cabo verdiana. E com este motivo
o IES Perdouro de Burela organizou uma leitura continuada desta
obra de Baltasar Lopes.
Este instituto de Burela convidou-nos para participar e o alunado do
Barral respondeu energicamente com mais pessoas voluntárias das
que podíamos assumir. No total foram 12 leitores e leitoras que se colocaram à frente da câmara para lerem um pedaço desta obra e desta maneira contribuir na homenagem.
Esta iniciativa foi muito valorizada pelos grupos de estudantes porque se sentiram protagonistas de uma atividade que teria repercussões foras das paredes do instituto, porque os ligava com estudantes doutros lugares com os que partilham o gosto pelo estudo da língua portuguesa, mas também lhes serviu para obterem conhecimentos sobre a história e a cultura de Cabo Verde de maneira lúdica; assim como também ficaram a saber das conexões que a Galiza e o país africano mantêm.
Este evento foi recolhido pelos meios de comunicação tanto galegos como cabo verdianos.
https://expressodasilhas.cv/cultura/2023/03/13/burela-acolhe-1-dia-da-literatura-cabo verdiana-com-foco-no-chiquinho-de-baltasar-lopes-da-silva/84810
https://pgl.gal/burela-celebra-o-1o-dia-da-literatura-cabo-verdiana/
Ponteareas, março de 2023
PRAZA
(https://praza.gal/cultura/burela-celebrou-o-primeiro-dia-da-literatura-cabo-verdiana-a-traves-da-lectura-publica-de-chiquinho-por-mais-de-200-persoas)
Burela celebrou o primeiro 'Día da Literatura Cabo-Verdiana' a través da lectura pública de 'Chiquinho' por máis de 200 persoas
IES O Perdouro de Burela celebra o 1º Dia da Literatura Cabo-Verdiana
Atividade foi inaugurada por Odete Alves, Conselheira da Embaixada de Cabo Verde.
Mais de 150 pessoas participaram na leitura continuada do Chiquinho, de Baltasar Lopes.A Atividade foi desenvolvida dando liberdade aos participantes para escolherem o trecho em crioulo cabo-verdiano ou português. Um estudante de Línguas Modernas na Universidade de Santiago, e uma estudante do IES foram os encarregados de abrir o encontro pondo voz a esse fragmento inicial em crioulo.
Vanesa Vila-Verde: “O ‘Chiquinho’ pode ser calquera neno galego aínda que a acción estea en Cabo Verde”
O 14 de marzo realizarase unha lectura continuada da novela 'Chiquinho' do autor cabo-verdiano Baltasar Lopes. A profesora Vanesa Vila-Verde explícanos como se vai desenvolver esta xornada de lectura da obra fundacional da literatura de Cabo Verde. O acto contará coa presenza de autoridades do país africano ademais de xente de Extremadura, Brasil, Portugal e o propio alumnado do IES Perdouro de Burela.
Cabo-verdianos em Burela (Espanha) continuam a queixar-se do problema de documentação
Os cabo-verdianos residentes no município de Burela e arredores, em Espanha, continuam a queixar-se do problema de documentação, já que estão distantes, tanto de Madrid, como de Lisboa, para tratarem dessa questão.
Sem comentários:
Enviar um comentário