23/10/16

Uma grande lição de Música e Humanismo com Socorro Lira

Socorro Lira passeou de novo pelas ruas de Compostela. Na imagem está diante do Teatro Principal, acompanhada por Carlos Blanco, Sara Gil, Uxía Senlle e Sérgio Tannus.




Bernardo Penabade


Certo dia o nosso admirado Marco Pereira, esse cego é capaz de ver até com as orelhas, conseguiu entrevistar no seu Grandes Vozes do Nosso Mundo a cantora brasileira Kátya Teixeira (imaginamos que por mediação da nossa Uxia Senlle). Quando a entrevista estava no final e o Marco já andava com com as despedidas, a Kátya lembrou algo importante e ainda tomou a palavra para o comunicar à audiência. Foi assim que nos contou que uma semana depois ia estar em Compostela a também cantora brasileira Socorro Lira, que iria atuar no Teatro Principal da capital da Galiza.
Pouco depois de finalizar a emissão do programa, Marco disse: "Que bom seria entrar em comunicação com a Socorro Lira e que bom seria poder falar do concerto uns dias antes. Acabaríamos por conhecê-la e faríamos contribuição para divulgar o evento... Olha! Faz favor, comunica com a Uxia para que ela interceda por nós mais uma vez".
Desta vez não seguimos as indicações do amigo Marco. Decidimo-nos pela aventura, pesquisámos na rede e escrevemos diretamente para a artista, com a força que nos deu saber que ela tinha colaborado com a Ponte nas Ondas.
A resposta foi impressionante. A nossa mensagem não teve resposta da cantora, nem da compositora, nem da violinista nem da produtora cultural. A resposta à nossa mensagem chegou de parte de um ser humano enorme, esse que está por cima dos títulos e dos prémios. Nesse momento tivemos consciência plena da razão pela qual a Socorro Lira recebeu em 1998 o "Prêmio Europa 98" como reconhecimento ao "seu engajamento político e social". Verificámo-lo depois no início do programa, quando o calor humano das suas palavras chegava através das ondas a Marco e a Karina e ainda tinha força para lançar um eco e distribuir-se entre a audiência.
Depois da lição de Humanismo -a mais importante- recebemos também a da Música. São só dois minutos de resposta àquela pergunta típica do Marco: "Recomende-nos meia dúzia de Grandes Vozes...". Foi só dizer e a Socorro começou a explicar com paixão. Primeiro por Portugal e depois pelo Brasil. Em só dois minutos tivemos ao nosso dispor todo um mundo de músicas, que agora estamos conhecendo ao pormenor.
A Cultura é isto. Comunicação. Neste caso, o aproveitamento do idioma comum que nos eleva por cima do Atlântico para que o feliz reencontro seja uma realidade.
A Uxia abre o caminho e nós aproveitamos que o caminho está aberto. Assim de fácil.

Sem comentários:

Enviar um comentário