15/03/23

DISCURSO DO EMBAIXADOR DE CABO VERDE, EXCMO. SR. NEY CARDOSO, NO ENCERRAMENTO DO 1º DIA DA LITERATURA CABO-VERDIANA

Momento do discurso do Embaixador de Cabo Verde, Ney Cardoso


Estimado Alcalde de Burela, Caro Alfredo

Directora do Instituto Perdouro, Sra Maria José Pardiñas

Deputado Francisco Pereira

Professor Bernardo Penabade

Professora Vanessa Vilaverde Lamas

Estimados alunos 

Ilustres CONVIDADOS 


As nossas saudações a todos! 

 

Caro Professor Bernardo Penabade


Agradecemos a si e a toda equipa organizadora deste evento pelo convite que nos endereçaram para participar na leitura continuada do “Chiquinho” e proceder ao encerramento do evento.


Gostaríamos de, em nome do Governo de Cabo Verde, felicitar o Instituto Perdouro, e em especial, ao professor Bernardo Penabade e a equipa de docentes, pelo excelente trabalho que têm feito com os alunos, filhos dos cabo-verdianos em Burela, e dizer-vos que as instituições e as Entidades cabo-verdianas seguem de perto o vosso trabalho.



É importante salientar, que graças à vossa dedicação e entrega, a comunidade estudantil cabo-verdiana tem tido uma melhor e maior atenção no âmbito académico, o que lhes tem permitido superar e avançar nos seus estudos. 


Vemos esse vosso trabalho como um investimento, nas capacidades desses alunos, que pouco a pouco, desperta neles a autoestima, a confiança e capacidades que, muitas vezes, numa outra realidade, demora a desabrochar e cujos frutos hão de ser colhidos a seu tempo.  


Vemos também esse vosso trabalho, particularmente, essa iniciativa de leitura continuada do Chiquinho, como uma forma de manter nesses jovens, que são jovens como todos os demais, com preocupações, ambições e desafios próprios, valores, que lhes permitam uma boa e melhor integração na sociedade de acolhimento, sociedade essa que é, cada vez mais, multicultural, e cheia de novos desafios, como sabeis.  


Pelas informações que nos têm chegado, os resultados até agora obtidos por vós são encorajadores. Felicitamos-vos por isso, e alentamos o Instituto e os professores, em particular, a prosseguirem com esse trabalho que já começa a dar frutos, recordando-lhes que, ainda, falta muito por fazer, mas, também, que investir no futuro de uma criança/de um jovem é investir no futuro de uma coletividade.




Senhoras e Senhores 

Terminaríamos com a convicção de que a leitura continuada do romance “Chiquinho”, que esperamos tenha continuidade com leitura de obras de outros autores cabo-verdianos, é, sem sombra de dúvidas, um importante estímulo para os estudantes, não só para a leitura, mas também, uma forma prazerosa e única de dar a conhecer a obra literária em si, a riqueza da identidade e cultura do povo cabo-verdiano, e que a literatura cabo-verdiana muito bem retrata. 


Muito obrigado pela atenção! 


                      Ney Cardoso

Embaixador de Cabo Verde em Espanha

Madrid, 14 de março de 2023






Sem comentários:

Enviar um comentário