17/03/23

VISIBILIDADE SOCIAL PARA O DÍA DA LITERATURA CABO-VERDIANA

IES DIONISIO GAMALLO (RIBADEU)


O IES de Ribadeo Dionisio Gamallo participa na homenagem internacional do romance Chiquinho do escritor cabo-verdiano Baltasar Lopes

O IES Perdouro de Burela organizou uma leitura continuada do romance Chiquinho do escritor cabo-verdiano Baltasar Lopes para comemorar os 75 anos da sua publicação. Chiquinho é uma obra de referência e um marco incontornável da literatura lusófona, tornando-se símbolo de um momento de viragem na literatura de Cabo Verde. Fomos convidados para participar dessa tão importante data e celebrar a forte ligação entre a Galiza e Cabo Verde. As alunas e alunos do 3.º da ESO aceitaram o convite e realizaram a leitura de alguns excertos da obra, celebrando a diversidade e a partilha entre alunas e alunos/escolas de diferentes lugares.

Chiquinho é considerado a primeira obra genuinamente cabo-verdiana, porquanto traça fielmente a vida no arquipélago na primeira metade do século XX: a ligação à terra e o significado do convívio no seio da família; a descoberta do mundo através das letras; a necessidade de contacto com as ilhas, neste caso, São Vicente, para frequentar o liceu; a emigração como saída para uma vida melhor. Elementos, aguçados pela condição insular, que interferiram de forma decisiva na formatação da identidade do povo das ilhas.




O evento da leitura continuada do romance Chiquinho de Baltasar Lopes, foi realizada ao longo do dia 14 de março no IES Perdouro de Burela e contou com a participação de centenas de pessoas. Nem o autor nem a obra nem o lugar foram escolhidos à toa, Burela tem uma comunidade muito importante de cabo-verdianos e esta iniciativa promove o achegamento à cultura de Cabo Verde. Esperamos que iniciativas como essa possam florescer em Burela e noutros cantos da Galiza.

Convidamo-vos para a leitura da publicação que promete nos levar pela diversidade galego-lusófona.

https://pgl.gal/burela-celebra-o-1o-dia-da-literatura-cabo-verdiana/

https://xornaldamariña.gal/cultura/101899-vanesa-vila-verde-o-chiquinho-pode-ser-calquera-neno-galego-ainda-que-a-accion-estea-en-cabo-verde/


IES DO BARRAL (PONTEAREAS)



O IES do Barral participa na homenagem internacional de 
CHIQUINHO

Em 2023 comemoram-se 75 anos da publicação de Chiquinho, 

romance fundacional da literatura cabo verdiana. E com este motivo 

o IES Perdouro de Burela organizou uma leitura continuada desta 

obra de Baltasar Lopes. 

Este instituto de Burela convidou-nos para participar e o alunado do 

Barral respondeu energicamente com mais pessoas voluntárias das 

que podíamos assumir. No total foram 12 leitores e leitoras que se colocaram à frente da câmara para lerem um pedaço desta obra e desta maneira contribuir na homenagem. 

Esta iniciativa foi muito valorizada pelos grupos de estudantes porque se sentiram protagonistas de uma atividade que teria repercussões foras das paredes do instituto, porque os ligava com estudantes doutros lugares com os que partilham o gosto pelo estudo da língua portuguesa, mas também lhes serviu para obterem conhecimentos sobre a história e a cultura de Cabo Verde de maneira lúdica; assim como também ficaram a saber das conexões que a Galiza e o país africano mantêm.  

Este evento foi recolhido pelos meios de comunicação tanto galegos como cabo verdianos.  

https://expressodasilhas.cv/cultura/2023/03/13/burela-acolhe-1-dia-da-literatura-cabo verdiana-com-foco-no-chiquinho-de-baltasar-lopes-da-silva/84810 

https://pgl.gal/burela-celebra-o-1o-dia-da-literatura-cabo-verdiana/ 

Ponteareas, março de 2023


PRAZA

(https://praza.gal/cultura/burela-celebrou-o-primeiro-dia-da-literatura-cabo-verdiana-a-traves-da-lectura-publica-de-chiquinho-por-mais-de-200-persoas)


Burela celebrou o primeiro 'Día da Literatura Cabo-Verdiana' a través da lectura pública de 'Chiquinho' por máis de 200 persoas


PGL
(https://pgl.gal/burela-celebra-o-1o-dia-da-literatura-cabo-verdiana/)



CADENA SER


DPG

(https://www.dpgaliza.org/ies-o-perdouro-de-burela-celebra-o-1o-dia-da-literatura-cabo-verdiana/)

IES O Perdouro de Burela celebra o 1º Dia da Literatura Cabo-Verdiana

Atividade foi inaugurada por Odete Alves, Conselheira da Embaixada de Cabo Verde.

Mais de 150 pessoas participaram na leitura continuada do Chiquinho, de Baltasar Lopes.A Atividade foi desenvolvida dando liberdade aos participantes para escolherem o trecho em crioulo cabo-verdiano ou português. Um estudante de Línguas Modernas na Universidade de Santiago, e uma estudante do IES foram os encarregados de abrir o encontro pondo voz a esse fragmento inicial em crioulo.


XORNAL DA MARIÑA

(https://xornaldamariña.gal/cultura/101899-vanesa-vila-verde-o-chiquinho-pode-ser-calquera-neno-galego-ainda-que-a-accion-estea-en-cabo-verde/)

Vanesa Vila-Verde: “O ‘Chiquinho’ pode ser calquera neno galego aínda que a acción estea en Cabo Verde”

O 14 de marzo realizarase unha lectura continuada da novela 'Chiquinho' do autor cabo-verdiano Baltasar Lopes. A profesora Vanesa Vila-Verde explícanos como se vai desenvolver esta xornada de lectura da obra fundacional da literatura de Cabo Verde. O acto contará coa presenza de autoridades do país africano ademais de xente de Extremadura, Brasil, Portugal e o propio alumnado do IES Perdouro de Burela.


SANTIAGO MAGAZINE (CABO VERDE)

(https://santiagomagazine.cv/diaspora/cabo-verdianos-em-burela-espanha-continuam-a-queixar-se-do-problema-de-documentacao)

Cabo-verdianos em Burela (Espanha) continuam a queixar-se do problema de documentação

Os cabo-verdianos residentes no município de Burela e arredores, em Espanha, continuam a queixar-se do problema de documentação, já que estão distantes, tanto de Madrid, como de Lisboa, para tratarem dessa questão.


Sem comentários:

Enviar um comentário