28/03/23

EOI de LUGO CELEBRA CONJUNTAMENTE COM MODELO BURELA O DIA DA MULHER CABO-VERDIANA

 


Por iniciativa do Departamento de Língua Portuguesa da Escola Oficial de Idiomas (EOI), celebrou-se em Lugo o Dia da Mulher Cabo-Verdiana. Abriu as intervenções a professora Maria Vila Verde e a seguir tomaram a palavra o professor Bernardo Penabade e as estudantes Raquel Lopes Ramos e Noemy Cardoso Borges. A través de conexão digital -ao cuidado do professor Uxio Outeiro- participaram também a arquiteta Flaviana Varela, desde a capital de Cabo Verde, e o professor da Universidade de Lausana Francisco Pereira, deputado da Assembleia da República de Cabo Verde em representação da diáspora.


No centro da imagem, Noemy Cardoso Borges e Raquel Lopes Ramos durante a intervenção desta. Vanesa Vila Verde e Bernardo Penabade também estiveram presentes na mesa.


Como feliz resultado do Iº Dia da Literatura Cabo-Verdiana, celebrado no passado 14 de março, a iniciativa educativa Modelo Burela sugeriu à comissão organizadora do encontro de Lugo a possibilidade de contar com os contributos do politólogo e da arquiteta como complemento à intervenção das jovens do país africano estudantes no Instituto Perdouro. 

A comunidade educativa da Escola de Línguas participou com grande interesse durante todos os relatórios, que agradeceu com aplausos.

 A seguir reproduzimos as impressões de uma das participantes, Flaviana Varela:



Venho por este meio agradecer pela honrosa participação na reunião via web realizada ontem dia 27 deste mesmo mês em curso.

Apresento sempre a minha disponibilidade profissional, maternal no que tange à elevação da consciência feminina, no despertar dos valores éticos de morais da mulher, de uma criança, de jovens e a emancipação na luta pela dignidade e a igualdade de gênero.

Há muito que fazer.

A mulher tem a responsabilidade de incutir no homem desde a infância o valor da disciplina, a família e o respeito à mulher em qualquer ponto e em qualquer situação.

Qualquer indivíduo que respeita os valores do outro será sempre respeitado.

Ontem na reunião captei algo bastante importante quanto à família. Há situações em que devemos esquecer e outras e que nunca devemos desistir. Vivencei situações como a da colega que se encontrava ao lado da aluna Raquel e pensei: "Devo persistir, porque tenho uma vida inteira à minha frente e o meu futuro será vitorioso". Digam a ela que guarde na mente o mesmo que eu guardei e que os resultados satisfatórios virão.

Gostaria de transmitir a todos alunos e alunas a minha experiência para que eu possa encorajá -los.

Um grande obrigado à professora Maria Vila Verde.

Flaviana Varela.

Vista geral de assistentes ao Encontro


Maria Vila Verde e Uxio Outeiro, docentes de Língua Portuguesa na Escola de Línguas, estiveram ao mando das ferramentas digitais. Na imagem observamos o momento da intervenção do professor Francisco Pereira, desde Lausana (na Suíça).

                                            A professora foi "condecorada" durante o evento.

Sem comentários:

Enviar um comentário